quinta-feira, 28 de maio de 2009

1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário

Por Thaís Nóbrega



Para quem gosta de cinema, uma dica imperdível: a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promove, de 2 a 5 de junho, a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário. Vinte produções serão veiculadas gratuitamente durante os 4 dias de Festival. Iran, Canadá, EUA, Espanha, África do Sul, Holanda, Afeganistão, Brasil, França, Argentina e Polônia irão retratar, através da tela do cinema, diversos processos sociais que fizeram parte das suas histórias. Para o estudante de Jornalismo Otávio Portugal, cinéfilo assumido, a mostra é bastante importante para despertar o interesse dos alunos. “O debate depois das sessões amplia o conhecimento e o gosto pelo cinema. O mais interessante é que durante a discussão surgem pontos de vistas diferentes que ajudam a esclarecer o filme."


A idéia da mostra surgiu a partir do contato com um dos diretores do Festival MirdasDoc de Isora, Tenerife, Espanha. A partir daí, a Unicap demonstrou o seu total interesse em sediar um evento anual desse porte. De acordo com o coordenador da Mostra, Leandro Tabosa, o Festival MirdasDoc “é uma forma da Unicap legitimar seu compromisso social e cultural com a sociedade através de políticas culturais geradas dentro da Instituição e estendidas para as comunidades”. Sobre o fato das sessões da mostra de documentários serem gratuitas, Tabosa defende a acessibilidade de todos. “A Mostra foi pensada, gerada e organizada para atingir não apenas o corpo acadêmico (discente e docente), mas toda sociedade pernambucana. Seria um egoísmo intelectual da Universidade trazer um importante festival internacional de documentários para transformá-lo numa simples mostra estudantil”, disse ele.


Além das sessões, a Mostra ainda conta com um ciclo de palestras gratuitas sobre “O panorama do documentário brasileiro” e “O documentário como ferramenta de diagnóstico social”, ministradas por professores da Universidade e convidados. As únicas atividades pagas que compõem a grade do Festival são as 4 oficinas oferecidas, que, mesmo com um desconto para os estudantes da Unicap, ainda têm um preço bastante salgado.


Você pode conferir a programação completa das sessões, além de se inscrever nas palestras e, quiçá, oficinas através do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário